quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Energia Solar - Australia

Situada no deserto da Austrália, esta fábrica de energia solar será a mais alta construção do mundo e também a mais ambiciosa obra para gerar electricidade a partir de uma fonte não poluente.
O maior projecto de produção de energia solar do planeta está a ser contruído em Mildura, no meio do deserto australiano. Uma torre de 1 km de altura por 130 m de diâmetro, que será a mais alta construção do mundo quando ficar pronta, em 2009; será erguida no centro de um imenso painel solar, de 20 km quadrados.
Se tudo correr como o previsto, o calor gerado pelo painel formará uma corrente de ar de até 50 km/h na enorme chaminé, o bastante para movimentar 32 turbinas, gerar 200 megawatts de energia e abastecer até 1 milhão de pessoas.
O gigantismo do projecto dá uma ideia de quanto as fontes renováveis, como o sol e os ventos, começam a merecer atenção e a tornarem-se viáveis.
O filme é de aproximadamente 3 minutos e vale a pena ser visto.
Via.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como é possível que o ar atinja a velocidade de 50Km/h dentro da chaminé?

Luís Lopes disse...

Esta tecnologia é chamada energia térmica de ascensão. O que é que isto consiste? Através da incidência directa da radiação solar no collector roof (superfície que aprisiona o ar), provoca o aquecimento do ar. O ar ao ficar mais quente torna-se menos denso. Se se torna mais denso tem tendência a subir. Como a única escapatória é a chaminé, então é para onde o ar ar. Como "eles" são expertos metem uma turbina para aproveitar o movimento de massas. Este movimento de massas tem uma velocidade - pode chegar aos 50km/h.