terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Novas células solares duplicam rendimento

O laboratório da Boeing, Spectrolab, anunciou uma nova tecnologia que dobra a eficiência das células solares.
As células são usadas em painéis para captar a energia do sol e transformá-la em electricidade. Actualmente, células deste tipo são capazes de converter, em média, 22% da luz que recebem. A Boeing anunciou ter fabricado um novo composto de silício capaz de funcionar em camada dupla. Na prática, a tecnologia dobra a superfície de recepção de luz solar, o que permitiu a painéis de teste da Boeing transformar em energia 41% da luz que receberam.
De acordo com o Spectrolab, esta é a primeira vez que um experimento ultrapassa a barreira dos 40% em conversão de luz em energia eléctrica. O projecto foi financiado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Ao duplicar a área de recepção de luz com o método de células em camadas, o Spectrolab espera poder criar alternativas para levar a energia solar a equipamentos de pequeno tamanho, como telemóveis e PDA.
Uma das maiores dificuldades neste tipo de tecnologia é isolar o calor recebido pela célula solar dos componentes electrónicos contidos nos objectos. O calor excessivo é capaz de danificar os equipamentos.
Via.

3 comentários:

João Vinagre disse...

embora o rendimento seja de 40% nao é um valor por ai além comparando com centrais convencionais. São apenas ecológicos e há muita coisa em jogo, como factores economicos, e já antes paineis solares são carissimos e geralmente quem paga por isso é o povo comum.
A ver tambem é estudos economicos, pois com tantas novas tecnologias, de certeza que algumas sao melhores que outras quando se olha para a vertente economica. Afinal, é essa vertente de determina o inicio ou fim de algum desenvolvimento.

Tiago Luís Francisco disse...

Seja como for, 40% é um rendimento superior ao de qualquer central térmica (salvo as de ciclo combinado), o que eleva para outro patamar a taxa de utilização deste tipo de tecnologia. Será o fim da conversão electro-mecânica para produção de energia eléctrica? Talvez seja o início de um mundo ecologicamente saudável.

Anónimo disse...

Eu a fazer um trabalho e aparece-m isto!! Até parece que isto serve para alguma coisa.